O Ministério Público do Maranhão promoveu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça ( Centro), o lançamento de mais uma edição da campanha "Maria da Penha em Ação - prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino", iniciativa das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa da Mulher da capital.
A campanha, lançada em 2012, tem como objetivo prevenir a violência doméstica por meio de palestras, concursos e outras atividades desempenhadas em instituições de ensino da rede pública.
Membros da Polícia Militar, Secretaria de Estado da Mulher, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública do Estado e da Prefeitura de São Luís acompanham a atuação do Ministério Público na Maria da Penha em Ação desde o início do projeto e estiveram presentes no lançamento.
Também compareceram estudantes e professores de diversas escolas da rede pública. Na abertura do evento, os alunos do coral do Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida fizeram a apresentação do Hino Nacional.
Compuseram a mesa solene dos trabalhos os promotores de justiça Emmanuel Soares, Selma Martins, Doracy Moreira (que representou a Corregedoria Geral do MPMA), José Augusto Cutrim Gomes (presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão - Ampem), a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto (que representou o governador Flávio Dino), a deputada estadual Francisca Primo, o major Jorge Araújo (comandante da Ronda Escolar), o subdefensor público do Estado, Werther Lima Júnior, e a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque.
CONCURSOS
Nesta edição, serão lançados o concurso de vídeo e o concurso de frases, uma novidade da campanha. Também vão ser ealizados o "adesivaço" e a blitz educativa semanal, como formas de prevenção da violência doméstica. A titular da 22ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher, Selma Martins, explicou que a campanha é desenvolvida não apenas para a mulher, mas também para o homem agressor, que está sujeito a consequências legais.
De acordo com o promotor de justiça Emmanuel Soares, que, na solenidade representou a procuradora-geral de justiça, Regina Rocha, a atuação do MPMA a favor da mulher é uma das prioridades da instituição. "A violência não pode ser aceita em qualquer de suas formas, seja ela física ou psicológica. Ainda temos muito trabalho a fazer, junto aos nossos parceiros, para combater todo e qualquer tipo de violência", afirmou.
A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, ressaltou que o papel desempenhado pelo MPMA é reconhecido, especialmente, na perspectiva de construção e consolidação do estado democrático de direito. "Não há possibilidade de democracia plena se homens e mulheres se tratarem de forma desigual. Isso beira à violação da dignidade, do corpo, da saúde e da vida; é o que se estabelece com a violência doméstica".
Maria das Dores Pereira, diretora da Unidade Integrada da Vila Embratel, contou que a escola participa das palestras e atividades propostas desde o primeiro ano da campanha, em 2012. Segundo ela, o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público serve para conscientizar crianças e adolescentes de que a violência não deve acontecer e incentiva os estudantes a serem menos agressivos em casa e na escola.
Finalizando o evento de lançamento da campanha, a promotora de justiça Selma Martins fez uma palestra com o tema "Mídia e violência simbólica contra a mulher", em que críticou a forma como a mulher é retratada pelos meios de comunicação.
Fonte: CCOM-MPMA
Fotos: Carolina Prazeres (CCOM-MPMA)
Tags
HM


.png)