A Prefeitura de São Luís retomou nesta segunda-feira (9) às obras de implantação do Canal do Portinho com a demolição de um imóvel construído de forma irregular no leito do canal e que obstruía a sua construção. A operação para demolição do imóvel, onde funcionava um bar, ocorreu de forma pacífica, e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio da Blitz Urbana e da Polícia Militar.
Outros imóveis também edificados irregularmente sobre o canal do Portinho encontram-se em processo de desapropriação, e serão demolidos após o pagamento das indenizações.
Com uma extensão de 300 metros, dois de profundidade e seis metros de largura, a construção do canal busca equacionar os problemas de inundações em torno das áreas do Mercado Central e Portinho. No canal, estão sendo investidos R$ 6.3 milhões. A obra vai beneficiar toda a região do Centro.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que a obra do Canal do Portinho terá um impacto social e econômico muito grande para a capital e seus moradores.
"Toda a área do Mercado Central e Portinho vai ser revitalizada, com uma nova paisagem urbana. Um local, antes degradado, será urbanizado acabando com os alagamentos, com esgoto a céu aberto, evitando a proliferação de doenças, além de melhorar a mobilidade urbana e abrir novas e melhores perspectivas para os comerciantes na região, que são muitos", enfatizou.
O titular da Semosp destacou ainda a preocupação da Prefeitura com a observância dos requisitos legais para o processo de desapropriação dos imóveis, ressaltando que a demolição ocorrida na manhã de segunda-feira (9) ocorreu pacificamente, a partir da notificação antecipada da proprietária, em tempo hábil para desocupação.
"É importante ressaltar que, além do pagamento da indenização arbitrada pela Justiça, a Prefeitura prestou todo o apoio necessário à proprietária do estabelecimento comercial, fornecendo inclusive veículos para o transporte de móveis, eletrodomésticos e outros pertences que ainda não haviam sido retirados do local", disse ele.
CANAL
O Canal do Portinho integra o Programa de Drenagem Urbana Sustentável da Prefeitura de São Luís, que tem por finalidade garantir a sustentabilidade socioeconômica e ambiental com a implantação de Sistemas de Drenagem permeado pela mobilização da população para a eficiência dos serviços de saneamento básico, com qualidade de vida. O programa tem o apoio do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).
A execução do Canal do Portinho teve início com a conclusão da drenagem nas avenidas Magalhães de Almeida e Guaxenduda e nas ruas 7 de Setembro, Antônio Rayol, Jacinto Maia, Leôncio Rodrigues, Regente Bráulio e Praça do Mercado Central.
Além do Canal do Portinho, estão sendo contempladas com canal as localidades do Cohab/Cohatrac, Turu e Renascença (área em torno do Tropical Shopping), onde são desenvolvidas campanhas e ações educativas para sensibilizar os moradores e comerciantes para a preservação e conservação dessas obras.
Entre as ações educativas estão a distribuição de folders e cartilhas, apresentações de peças teatrais e palestras com temáticas socioambientais, cidadania e de saúde e cursos de capacitação profissional nas áreas de Alimentação, Informática, Vendas, além de Cursos de Educação Ambiental para alunos de rede pública de ensino.
Agência Sâo Luís
Tags
HM


.png)