As praças localizadas em áreas públicas da capital terão comitês de preservação regulamentados pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). A medida é parte do programa São Luís, Cidade Jardim, instituído pelo prefeito Edivaldo.
Em São Luís, um grupo formado por oito pessoas da comunidade do Cohatrac, formatou o primeiro comitê modelo que atua na preservação e manutenção da praça, recém-reformada pela Prefeitura e considerada o maior centro paisagístico da região.
Para a madrinha do Programa São Luís, Cidade Jardim e primeira-dama do Município, Camila Braga, o engajamento da comunidade local no cuidado das praças, por exemplo, é uma iniciativa frutífera para a cidade. "O trabalho conjunto, a partir do estabelecimento dos comitês locais, permite que as ações de fiscalização e de sensibilização sejam mais eficazes, estreitando ainda mais os laços entre poder público e sociedade civil", disse Camila.
O presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, explica que a regulamentação dos comitês das praças, além de motivar comunidades para a organização de ações semelhantes, também legitima o grupo para captação de parceiros e serviços de melhoria para os logradouros públicos.
"Hoje, a praça se tornou uma grande referência para nossa cidade, principalmente no que diz respeito à jardinagem social. Além de preservação, o comitê estimula a comunidade para uma grande adesão, no sentido de zelar pelo bem comum", acrescentou.
Ainda de acordo com Borralho, já está em andamento a composição de mais um comitê no bairro e uma grande de mobilização para poda, supressão de árvores mortas e revitalização dos espaços. "Vamos realizar uma importante ação reunindo vários órgãos, não apenas para a limpeza como também restauração de iluminação, infraestrutura e revitalização", completou.
SÃO LUÍS, CIDADE JARDIM
Ainda no Cohatrac, o macroprograma de paisagismo em parceria com empresários da região, vai recuperar todo o canteiro central e realizar o plantio de árvores, desde a igreja católica Nossa Senhora da Conceição até o terminal de integração Cohab/Cohatrac. A ação está sendo formatada e a previsão é que seja executada até abril.
Agência São Luis
Tags
HM


.png)