A convite do Ministério Público do Maranhão, o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, se reuniu n a sexta-feira, 7, na Procuradoria Geral de Justiça, com promotores de justiça, dezenas de secretários de Educação de municípios maranhenses e professores. A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, na abertura do encontro, fez uma saudação a todos os participantes e acentuou o papel e a importância da educação na sociedade, destacando a determinação do Ministério Público em assegurar esse direito a todos os maranhenses.
Os secretários da Educação do Estado, Pedro Fernandes, e de São Luís, Geraldo Castro, estiveram presentes. Moacir Feitosa, ex-secretário de Educação de São Luís, que atualmente preside a Câmara de Educação Básica do CNE, também participou do encontro.
O promotor de justiça especializado na defesa da Educação de São Luís, Paulo Avelar, que é presidente do Centro de Apoio Operacional da Educação, enfocou os desafios do setor educacional no Maranhão, sobretudo os que estão relacionados aos baixos indicadores de qualidade da área e a necessidade da ampliação do número de vagas nas escolas públicas.
José Fernandes de Lima tratou de vários assuntos ligados à educação, como o financiamento, a legislação educacional, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também tirou dúvidas de professores e gestores sobre o piso salarial da educação, valorização do magistério e a redução da jornada de trabalho. Lima, embora tenha destacado os avanços normativos no setor educacional, reconheceu que tais novidades "ainda não se refletiram na melhoria da qualidade do ensino".
Tags
HM


.png)