Para oferecer mais segurança a moradores e frequentadores, a Polícia Militar do Maranhão inaugurou a Base Comunitária da Companhia de Policiamento Independente de Turismo (CPTur Ind.) da Lagoa da Jansen, no fim da tarde desta sexta-feira (7). A reforma e reativação do posto é resultado de parceria entre a PM e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). No mesmo ato, o Comando da PM lançou a Operação Corredor de Segurança.
Prestigiaram a solenidade, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro; o secretário de Turismo, Jura Filho; o adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança Pública, Laércio Costa; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Aldimar Zanoni Porto; o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel João Nepomuceno; vice-presidente para Assuntos da Prestação de Serviços Turísticos da Associação Comercial, Nan Sousa; representantes do município, comandantes dos batalhões e unidades de São Luís, oficiais, praças, empresários e a comunidade.
“A nossa política de Segurança é focada em atender e garantir tranquilidade da população de todo Maranhão. Esta Base Comunitária dará aos frequentadores da Lagoa da Jansen, total segurança para que eles possam realizar caminhadas e frequentar os bares e restaurantes do local. Aliado a este projeto, temos as unidades de Segurança Comunitárias, que são espaços também de aproximação com a comunidade, porém com um foco preventivo”, declarou o secretário adjunto Laércio Costa.
O comandante geral da PM, coronel Aldimar Zanoni Porto, anunciou que o projeto das bases contemplará mais cinco bairros de São Luís. “Esta ação faz parte de um pacote maior de projetos de segurança que estamos desenvolvendo. Vamos ainda entregar bases comunitárias nos bairros Cohab, São Francisco, Vila Nova, São Raimundo e São Bernardo”, ressaltou o comandante.
De acordo com a PM, a nova unidade atuará com policiais fixos, viaturas e motos, funcionando 24 horas. Há, ainda, o Sistema de Videomonitoramento com 13 câmeras cobrindo todos os pontos da Lagoa.
Além da Base Comunitária, outro projeto em andamento é a reforma do Quartel da Companhia de Polícia de Turismo. A obra está prevista para terminar em quatro meses. Os recursos também são oriundos da Sema. A secretária de Meio Ambiente, Genilde Campagnaro, destacou a importância da articulação institucional na preservação dos patrimônios ambientais existentes em São Luís.
“O projeto da Lagoa da Jansen vem dando certo graças ao trabalho conjunto da Sema com várias entidades, instituições e a comunidade. Assim queremos continuar construindo e reafirmando ainda mais a parceria entre o Governo e a comunidade, garantindo a manutenção da fauna e flora e tendo sempre consciência e respeito pela natureza, Este exemplo aqui da Lagoa da Jansen será expandido para outros pontos do estado”, afirmou a secretária.
Atualmente, a Companhia de Policiamento Independente de Turismo é comandada pelo major Roberto Filho. Além da Lagoa da Jansen, o patrulhamento é feito nas áreas Centro Histórico e da Ponta d’Areia. O trabalho preventivo é desempenhado por 125 policiais militares, sendo a maioria graduada em Turismo e com cursos de línguas estrangeiras.
A moradora Maria das Garças de Lemos ressaltou que cada cidadão, seja ele morador ou turista, terá mais tranquilidade ao frequentar a área da Lagoa. “Para nós, moradores, é uma alegria muito grande ter um posto policial ativo aqui na Lagoa Jansen. Temos aqui diversas pessoas que vem melhorar sua qualidade de vida e, agora, sei que terão segurança e conforto com os militares bem perto”, avaliou a moradora.
Operação Corredor de Segurança é deflagrada
A Operação Corredor de Segurança foi deflagrada pelo Comando Geral da Polícia Militar também nesta desta sexta-feira (7). Nesta primeira fase das ações, 11 pontos de grande movimentação, como avenidas e rotatórias, receberão ações pontuais da PM. Entre as áreas cobertas, as avenidas Daniel de La Touche, Castelo Branco, Holandeses, São Luís Rei de França, Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, João Pessoa, Kennedy, Casemiro Júnior, Africanos e Portugueses.
“O cidadão terá o atendimento agilizado, no caso de algum delito nessas áreas. Vamos combater toda modalidade de crimes. Nossa intenção é atingir toda a Região Metropolitana”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Aldimar Zanoni Porto.
“Vamos fechar o cerco contra os criminosos e diminuir ainda mais o número de delitos. Para desenvolver as ações, o CPM juntamente com os batalhões vai contar com viaturas com quatro policiais e motocicletas atuando nestas áreas. Vamos realizar abordagens em coletivos e a pessoas, além de deflagrarmos ações de policiamento ostensivo nas áreas comerciais e bancárias”, explicou o tenente-coronel Marco Antonio Alves, comandante do Policiamento Metropolitano.
A Operação Corredor Seguro conta com efetivos de todas as unidades da Região Metropolitana (1º, 6º, 8º e 9º Batalhões), incluindo a CPTur Ind. e a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv Ind.).
Tags
HM



.png)