Gestão de Fauna Silvestre agora é compartilhada entre Sema e Ibama

Já está em sua primeira fase a implantação do Acordo de Cooperação Técnica nº 37/2013, firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – (Ibama) concedendo à Sema, novas atribuições para gerir, de forma compartilhada com aquele instituto, os Recursos Faunísticos Silvestres do Maranhão.

O acordo, que será implantado em sua plenitude até setembro de 2015, visa a transferência gradual de conhecimento, disponibilização de sistemas e compartilhamento de estruturas com a atuação coordenada dos dois órgãos na gestão dos recursos faunísticos.

A transferência das atividades, iniciada em novembro de 2013, cuja primeira etapa finda em maio deste ano, se dará paulatinamente por meio do cumprimento de etapas ao longo de 24 meses. O cronograma prevê, além das iniciativas institucionais isoladas, ações conjuntas da Sema e do Ibama.

O acordo estabelece que a Sema deverá adquirir conhecimentos e desenvolver procedimentos específicos para a gestão de criadores, mantenedores, estabelecimentos comerciais, abatedouros, frigoríficos e zoológicos, além de avaliar pedidos de autorização para coleta, captura, transporte e manejo de fauna silvestre. O Ibama terá o compromisso de auxiliar a Sema durante a transição dessas atribuições repassando informações e sistemas, além de promover, com a Sema, oficinas de capacitação e trabalho conjunto para treinamento aprofundado.

Ainda conforme ficou estabelecido, os processos iniciados no Ibama apenas serão repassados a Sema quando saneados, ou seja, após a emissão da referida licença ou autorização ou ainda do indeferimento do pleito. Em consequência disso e, considerando o próprio cronograma, durante determinado período, ficam mantidas sob a competência do Ibama as atividades que o órgão estadual ainda não esteja apto a executar.

Atualmente a Sema emite apenas autorizações de captura, coleta e transporte de fauna no âmbito dos processos de Licenciamento Ambiental sob a competência da SEMA

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com

Postagem Anterior Próxima Postagem