Francisco Escórcio participa da entrega de ônibus do Programa Crack é Possível Vencer para o Governo do MA


O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) participou, na manhã desta sexta-feira, dia 25, no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, da entrega do ônibus com sistema de videomonitoramento do Programa Crack é Possível Vencer. A nova unidade funcionará como base-móvel para auxiliar no combate ao crack na região metropolitana de São Luis. 

Estiveram presente na solenidade, Wesley Costa, representante do Ministro da Justiça (MJ); Jura Filho, o secretário de Estado de Turismo; coronel Antonio Roberto dos Santos Silva, secretário adjunto de Modernização e Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública; o comandante geral e o subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, coronéis Aldimar Zanoni Porto e João Nepomuceno, respectivamente.

Para o deputado, a partir de agora, o Estado e a Prefeitura contarão com mais esse suporte para combater o uso do crack, que tanto tem assolado jovens, adultos e famílias inteiras em todo o país. “Estamos aqui acompanhando e cobrando do Governo Federal que ajude o nosso Maranhão a enfrentar essa problemática do crack, que tem se alastrado em todas as cidades brasileiras, como uma praga, destruindo lares e fazendo aumentar a violência. Acreditamos nos nossos policiais, que a partir de hoje, passam a agir ainda mais forte frente a esse grave problema”, destacou Escórcio.

O novo veículo faz parte das ações do Programa Crack é Possível Vencer, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio dos ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social em parceria com os governos estaduais e prefeituras.

Além do ônibus, a PM receberá, ainda, no próximo mês, duas viaturas tipo Fiesta Sedam e duas motocicletas. O objetivo é utilizar estes novos equipamentos de segurança no combate ao avanço do tráfico em São Luis e desenvolver políticas públicas eficazes para combater a violência.

As bases – ônibus equipados com câmeras e computadores e que podem ser usados em ações de observação e investigação para monitoramento da cidade. Na capital maranhense, serão instaladas 20 câmeras em áreas de cracolândia que já foram georeferenciadas por estudo definido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com o coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, a SSP em conjunto com órgãos municipais deverá atuar na elaboração de ações estratégicas, com o auxílio das câmeras, a fim de retirar esses usuários das ruas e oferecer o tratamento adequado. “É um projeto da Presidência da República em parceria com o governo do Maranhão, que tem como propósito resgatar os jovens e adultos envolvidos com o crack, para que possam ser reinseridos na sociedade e retornarem ao seio de suas famílias”, informou. 

Essa unidade será utilizada também nas ações e operações desencadeadas pelo Sistema de Segurança e pela Guarda Municipal em combate às drogas.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com

Postagem Anterior Próxima Postagem