Os agricultores familiares da região de São João dos Patos que receberam sementes selecionadas de arroz e milho da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), estão finalizando o plantio em suas lavouras. Em todo o Maranhão, para a safra 2013/2014, a Sagrima distribuiu 554 toneladas de sementes de arroz e 793 toneladas de sementes de milho.
A Região Sul do estado iniciou o plantio de milho primeiro que as demais regiões do Maranhão por causa das chuvas, que permitem o começo do plantio ainda nos meses de outubro e novembro. O prazo de colheita está previsto para o mês de março deste ano, pois o ciclo do milho é de 120 dias.
Além das sementes de arroz e milho, a Sagrima vai adquirir cerca de 300 toneladas de sementes de feijão que devem ser distribuídas em meados do mês de maio. "Nós já adquirimos 773 quilos de sementes de hortaliças que serão entregues aos agricultores familiares a partir do mês de abril", informou o secretário Cláudio Azevedo.
O gestor da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de São João dos Patos (Agerp), Ivo Marques Bezerra, informou que houve uma enorme demanda pelos agricultores dos 16 municípios atendidos pelo escritório regional da Agerp. A maioria dos agricultores plantam consorciado - arroz e milho na mesma área - e muitos inserem também o cultivo da mandioca no mesmo local.
Ivo Bezerra disse que, ao contrário do ano passado, o inverno na região está bom e que as chuvas estão caindo com regularidade. "A previsão é de que o início da colheita do arroz aconteça a partir de março e o milho no final do mês de junho", acrescentou ele.
Na regional de São Luís, os cerca de 60% dos agricultores familiares que receberam as 12 toneladas de sementes de milho já concluíram o plantio. "Atendemos aos municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara", informou o gestor da Agep de São Luís, Raimundo Estevão Amaral Filho.
A Agerp, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) é parceira da Sagrima na distribuição das sementes, juntamente com as prefeituras, associações e sindicatos rurais.
Nova variedade - Também foram adquiridas pela Sagrima, e serão entregues em maio, 100 toneladas da nova variedade de arroz desenvolvida pela Embrapa em parceria com o Governo do Estado, a cultivar BRS MA 357. As sementes serão destinadas a aproximadamente 10 mil agricultores familiares da Baixada Maranhense e também a agricultores que cultivam em terras baixas, várzeas úmidas ou sob regime de irrigação.
Tags
HM


.png)